Cacio e pepe

Lazio, Primo
Modo de preparo
Coloque uma panela com bastante água para ferver: o ideal é, no mínimo, de 5 litros e 1 colher de (sopa) bem rasa de sal, já que o pecorino já é bem salgado e água de cozimento da massa fará parte do molho. Quando estiver fervendo, coloque o sal e em seguida despeje a massa e deixe cozinhar até “al dente”.
Enquanto a massa cozinha, em uma vasilha coloque agua do cozimento deixe esfriar um pouco, até ficar morna, junte a esta água o queijo pecorino ralado e mexa com ajuda de uma batedor até conseguir um creme denso.
Se ficar cremoso demais, adicione um pouco mais de água do cozimento; se estiver muito ralo, coloque mais um pouco de pecorino ralado.
Escorra a massa e emulsione neste creme, polvilhe a pimenta-do-reino moída na hora.
Distribua a massa nos pratos, salpique com mais pecorino. Sirva imediatamente para não esfriar.
5 Comentários
Deixe um comentário
Ingredientes


excelente as receitas
Fico muito feliz com o seu comentário, Jamil. Um abraço, Silvia
Olá! Fico feliz com o elogio! Um abraço!
Vi o nome desta receita Cacio e Pepe que um Chef Rodrigo Almeida irá preparar em um festival Italiano aqui em Belo Horizonte-MG, neste domingo 19/10/2025.
Não conhecia esta receita. Fiquei curioso e parece apetitosa. Vou fazer com uma massa grano duro e Queijos grana padano, parmigiano reggiano e Parmesão.
Sou descendente de italiano – meu avô Tomaz
Obrigado!
Prazer, Joao! Depois volta aqui e me conta como ficou a sua versao do cacio e pepe, que é um classico da cozinha romana! Abs, Silvia